1 DE ABRIL DIA DA MENTIRA – MITOS E SOBRE A PSORÍASE

PORQUE  DE ABRIL É O DIA DA MENTIRA?

No Brasil o Dia da Mentira nasceu em 1828, onde um jornal de Minas Gerais, chamado A MENTIRA, colocou um artigo onde o imperador Dom Pedro teria morrido, fato que foi desmentido no dia seguinte.

Mas vamos falar da gente.

Achei que hoje seria uma ótima oportunidade para publicar trechos do Guia da Psoríase, idealizado pela @Novatis, que conta o que não é verdade sobre a doença.

Bora lá?

MITO 1 – A PSORÍASE É CONTAGIOSA

Como já falamos, a psoríase é uma doença autoimune, que não pode ser transmitida pelo contato entre pessoas . O perigo desse mito é que ele gera muito preconceito e sofrimento aos pacientes.

MITO 2: PSORÍASE É DOENÇA SIMPLES DA PELE

Não é verdade. Além de ser uma doença crônica, a psoríase pode afetar as articulações, trazendo dor aos pacientes. Também a psoríase está relacionada com problemas como obesidade, diabetes, pressão alta, colesterol alto, ataque cardíaco e AVC.

Mito 3 – AS LESÕES DA PSORÍASE SÃO PASSAGEIRAS E SOMEM SOZINHAS

Infelizmente, não. É preciso tratar sempre. Lembre-se que a psoríase é uma doença crônica. Não interrompa o tratamento e confie no seu dermatologista.

MITO 4 – “ENGRAVIDAR COM PSORÍASE NÃO TEM NENHUM RISCO.”

Durante a gestação, a maioria das mulheres nota que a psoríase melhora, mas não são todas: a gente sabe que cada organismo reage de uma maneira, e tem aquelas que sentem que piora também, isso acontece devido a todas as mudanças que ocorrem no corpo da mulher.

MITO 5 – “PSORÍASE É TRANSMITIDA DE PAI PARA FILHO?”

É muito comum em pacientes de psoríase que haja ao menos um parente de primeiro grau com a doença. Segundo um estudo a chance de um descendente direto ter psoríase é de 41%.

MITO 6 – “O ESTRESSE CAUSA PSORÍASE?”

O estresse não é causa da psoríase. Mas naqueles pacientes suscetíveis pode desencadear ou agravar o quadro.

Quer saber mais sobre psoríase? Acesse:

https://saude.novartis.com.br/psoriase/

Fonte: Guia da Psoríase – Novartis

https://conteudos.novartis.com.br/pso/guia-da-psoriase

@Novartis

#pelesemlesaoepossivel

#amigoscompsoriase

2022-04-01T18:47:00+00:00

Deixe o seu Comentário