ENTREVISTA COM DERMATOLOGISTA GUILHERME MUZY

EU DESCOMPLICO A DERMATOLOGIA – Entrevista
Conheci o Dr. Guilherme seguindo esse lindo médico no Instagram. Fiquei muito surpresa não só pelos posts super ricos e cheio de informações importantes, mas pela maneira objetiva e informal que o Dr. Guilherme trata a Dermatologia, fora o carinho com o paciente.
Tive o privilégio de conversar com esse médico incrível e consegui uma entrevista, onde o Dr. que descomplica a Dermatologia responde algumas perguntas sobre Psoríase.
Confira a primeira parte da entrevista e siga o Dr. Guilherme no Instagram: @guimuzy.dermato
1. VOCÊ É CONHECIDO POR “DESCOMPLICAR A DERMATOLOGIA”. CONTE UM POUCO SOBRE ISSO?
Sempre que eu estudo, eu explico o tema em voz alta com minhas palavras para as paredes, para facilitar a memorização e o entendimento. Comecei a perceber que, quando discutia alguns temas com meus colegas, eles comentavam que tinham facilidade em se lembrar do que eu falava por conta da linguagem simples que eu utilizava. Dessa forma, passei a colocar nos posts do Instagram a mesma abordagem, para facilitar o entendimento de diversos temas pela população em geral.
2. O QUE TE MOTIVOU A SE TORNAR MÉDICO?
Minha motivação começou desde cedo, já que sempre gostei de estudar e entender melhor como o corpo humano funcionava. Além disso, vi na medicina uma forma de realmente poder ajudar as pessoas e fazer a diferença.
3. O QUE É A PSORÍASE?
Psoríase é uma doença inflamatória imuno-mediada, na qual ocorre inflamação no corpo todo e se manifesta na pele com placas vermelhas e descamativas. Algumas pessoas possuem doença inflamatória nas articulações, a chamada artrite psoriásica, que também pode acontecer junto com a psoríase e leva a dor nas articulações e deformidades caso não tratada rapidamente.
4. E OS TRATAMENTOS, A MELHOR OPÇÃO HOJE REALMENTE SERIAM OS IMUNOBIOLÓGICOS?
O melhor tratamento é aquele que se adequa ao quadro clínico do paciente. Alguns ficam muito bem com uso de medicações de tomar, como metotrexato ou acitretina, enquanto outros, com quadros mais graves, precisam dos imunobiológicos. O importante é individualizar o tratamento para as reais necessidades de cada paciente.
5. DEIXE SEU CONSELHO E RECOMENDAÇÕES PARA O PACIENTE COM PSORÍASE.
Sempre procure seu médico dermatologista e reumatologista caso sinta alguma mudança no seu quadro. Lembre-se que a psoríase possui períodos de piora e melhora e que seu tratamento deve ser feito ao longo da vida, já que é uma doença crônica e que não possui cura. Não desamine, já que os tratamentos disponíveis são extremamente eficazes.
6. COMO PODEMOS TE CONTATAR?
Pelo meu instagram guimuzy.dermato
QUEM É O DR. GUILHERME MUZY?
Médico dermatologista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia e Associação Médico Brasileira
Título de Especialista em Dermatologia pela SBD e AMB
Médico voluntário do ambulatório de Psoríase da Santa Casa de São Paulo
Médico voluntário do departamento de dermatologia da Faculdade de Medicina do ABC
2020-10-30T09:52:52+00:00

Deixe o seu Comentário