7 DE ABRIL – DIA MUNDIAL DA SAÚDE 2020

👩‍⚕️OBRIGADA ENFERMEIRA!

👉O Dia Mundial da Saúde foi criado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), com o principal objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância da preservação da saúde para ter uma melhor qualidade de vida.

👉Todos os anos é escolhido um tema e neste 7 de abril de 2020 é dia de celebrar o trabalho do PROFISSIONAL DE ENFERMAGEM e lembrar aos líderes mundiais o importante papel que essas incríveis pessoas desempenham para manter o mundo saudável.

👩‍⚕️Enfermeiras e outros profissionais de saúde estão inclusive na linha de frente no combate ao COVID-19 – dedicando todos os seus cuidados e conhecimento e arriscando suas vidas para tratar pacientes afetados pelo o novo Coronavírus. Simplesmente, sem as enfermeiras não haveria uma saída para essa pandemia.

👉E hoje a Organização Mundial de Saúde pede seu apoio para VALORIZAR E AGRADECER esses maravilhosos profissionais que dedicam suas vidas a levar carinho e saúde em todos os lugares do mundo.

🥳Para comemorar esse dia incrível e homenagear esses profissionais maravilhosos que fazem toda a diferença em nossas vidas, aí vai UMA ENTREVISTA EXCLUSIVA COM A ENFERMEIRA IRINA RODRIGUES VIANA, especialista em enfermagem de urgência e emergência. A Irina vai contar tudo sobre como é a profissão, quais são as qualidades de um bom enfermeiro(a) e ainda vai falar sobre a pandemia do Coronavírus!

👩‍⚕️❤️OBRIGADA IRINA E TODOS OS ENFERMEIROS (AS), POR CUIDAR DE TODOS NÓS!

Confira a super entrevista:

Amigos: O QUE VOCÊ MAIS GOSTA NA PROFISSÃO DE ENFERMAGEM?
👩‍⚕️Irina: Gosto da dinâmica de trabalho, por mais que existam protocolos, normas e rotinas a serem seguidos, cada paciente é único e cada um precisa de um olhar e ou de um cuidado particular.

Amigos: O QUE CARACTERIZA UM BOM ENFERMEIRO(A)? QUE HABILIDADES PRECISO TER?
👩‍⚕️Irina: Um bom enfermeiro precisa ser facilitador, é imprescindível que todo enfermeiro facilite os processos de trabalho tanto para a equipe de enfermagem, como para as equipes multiprofissionais que atuam conosco lado a lado e principalmente para o paciente. Dentre muitas habilidades todo enfermeiro precisa ser líder, comunicativo e proativo, acho que essas são as principais para atuar no dia a dia e manter uma boa equipe de enfermagem.

Amigos: ASSIM COMO OS MÉDICOS, VOCÊS LIDAM COM SAÚDE E DOENÇA, VIDA E MORTE DIARIAMENTE. COMO ENFRENTAR SITUAÇÕES TÃO DIFÍCEIS?
👩‍⚕️Irina: Essa é uma realidade dura no dia a dia de todos profissionais da saúde, porque na maioria das vezes não temos um acompanhamento psicológico por parte das instituições de saúde.
E muitas vezes o próprio paciente e seus familiares se esquecem que também temos sentimentos e que fora do ambiente hospitalar ou ambulatorial somos como eles, temos nossas necessidades físicas, emocionais e fisiológicas.

Amigos: COMO TEM SIDO SEU TRABALHO DIANTE DESSA PANDEMIA DE CORONAVÍRUS?
👩‍⚕️Irina: O sentimento que define esses últimos dias é de ansiedade e angústia. Por eu trabalhar em uma unidade de atendimento de urgência e emergência, sei que os próximos dias poderão ser muito difíceis, porque somos a porta de entrada dos pacientes tanto de casos suspeitos como de confirmados graves ou não de Covid-19. Tudo que estamos vivenciando em relação a essa patologia é muito recente, então faltam pesquisas e estudos para nos basear e facilitar na implantação de protocolos para atendimentos e tratamentos, se torna ainda mais difícil por estarmos num terreno desconhecido, é um inimigo invisível como tenho ouvido por aí, e isso com certeza exige muito mais de nós do imaginávamos, como enfermeira tenho que ser referência para minha equipe e ao mesmo tempo prestar o cuidado de forma integral aos pacientes.

Amigos: VOCÊ SENTE QUE SUA PROFISSÃO É VALORIZADA?
👩‍⚕️Irina: Infelizmente não. Somos uma categoria grande dentro das instituições de saúde e infelizmente são poucas as vezes que nosso trabalho é reconhecido, tanto por parte de outros profissionais, como por parte da população em geral, que tem dificuldade em diferenciar o Enfermeiro do Técnico de enfermagem, compomos a mesma equipe, mas nós, Enfermeiros, fazemos 4 anos de graduação, temos especialização na área em que trabalhamos, fazemos a gestão das equipes de enfermagem e muitas vezes de equipes multiprofissionais e ainda temos procedimentos que compete somente a nossa categoria, sem falar no cuidado prestado e prescrito exclusivamente pelo profissional Enfermeiro.

Amigos: O QUE VOCÊ ACHOU DA HOMENAGEM DA OMS À VOCÊS, NO DIA MUNDIAL DA SAÚDE 2020?
👩‍⚕️Irina: Fiquei muito feliz com a homenagem da OMS para o ano de 2020, que visa reconhecer o trabalho feito por nós enfermeiras, enfermeiros e parteiras do mundo todo, afinal desempenhamos um papel importante na promoção à saúde e na prevenção de doenças.
Irina completa: Acredito que com a atual pandemia que estamos vivendo, juntamente com a homenagem da OMS possamos alcançar o reconhecimento merecido que a enfermagem anseia há muitos anos, além de melhores condições de trabalho, investimentos para área de educação e desenvolvimento do profissional Enfermeiro.

Amigos: COMO ENFERMEIRA, QUAL SUA DICA DE SAÚDE PARA OS PACIENTES DE PSORÍASE E ARTRITE PSORIÁSICA?
👩‍⚕️Irina: Eu particularmente gosto muito de orientar e prescrever para os pacientes hábitos e alimentação saudável, então minhas dicas são: primeiramente, leia trabalhos científicos publicados em relação a psoríase e artrite psoriásica porque quanto mais você conhece a patologia, mais fácil será para entender o tratamento prescrito; mantenha uma alimentação saudável, evite alimentos que naturalmente causam um processo inflamatório no organismo, como exemplo, leite e derivados, alimentos refinados e processados; pratique yoga ou meditação para controlar o stress e a ansiedade; e evite a auto-medicação pois os efeitos adversos de medicamentos não prescritos por um profissional médico pode interferir no tratamento e desencadear uma piora dos sintomas.

Fontes:

IRINA RODRIGUES DOS SANTOS VIANA tem 35 anos e há 14 atua como enfermeira. Possui bacharel em enfermagem e é pós graduada em enfermagem de emergência. Atualmente tem o cargo de enfermeira assistencial em uma unidade da Prefeitura de São Paulo através de uma Organização de Saúde.

Fonte2: Organização Mundial da Saúde – WHO / site em 06 de março de 2020

#obrigadoenfermeira
#diamundialdasaude
#coronavirus
#amigoscompsoriase

2020-04-06T21:36:25+00:00

Deixe o seu Comentário