29 DE OUTUBRO: DIA MUNDIAL DE CONSCIENTIZAÇÃO DA PSORÍASE

DIA MUNDIAL DA PSORÍASE 2019

👉A psoríase é uma doença inflamatória, que afeta principalmente a pele, mas que pode atingir também outros locais do corpo, como as articulações. O paciente com psoríase também pode apresentar maior risco de alterações nos níveis de colesterol, obesidade e outras doenças cardiovasculares.

Engana-se quem pensa que a psoríase atinge apenas a pele do paciente. Lidar com a psoríase pode ser, às vezes, uma montanha-russa emocional.

😩Além de ter de conviver com a coceira, a ardência e até com a dor, a doença pode fazer com que o paciente se sinta constrangido com a aparência e preocupado em como as outras pessoas podem reagir ao notar as lesões na pele. Resumindo: é uma doença que tem um grande impacto emocional no portador.

Sentimentos de constrangimento, vergonha e frustração em relação à psoríase são completamente normais, mas isso não significa que você deva se apoiar neles.

🗣️Falar sobre a doença, cuidar da saúde e conseguir apoio psicológico profissional podem ser alguns caminhos para vencer os desafios emocionais da psoríase e viver melhor com doença. Confira algumas dicas:

🙈NÃO SE ESCONDA: a vergonha é um sentimento comum à grande parte dos pacientes com psoríase, mas se isolar socialmente não irá ajudar em nada no tratamento da doença. Ao invés disso, que tal explicar aos curiosos o que é a psoríase? Lembrando que a psoríase não é contagiosa, atinge mais de 5 milhões de brasileiros e é uma condição do sistema imunológico.

👭BUSQUE APOIO: para ter bons resultados no tratamento da psoríase e promover sua saúde física e mental, é muito importante falar sobre a doença com seus amigos, familiares, companheiros, etc. Buscar um psicólogo é uma ótima oportunidade para conversar, aprender a lidar com preconceito, obter aceitação e promover a autoestima.

💆CUIDE-SE: manter uma alimentação saudável e fazer exercícios físicos, ou seja, cuidar muito bem da saúde, são os primeiros passos para o controle da doença. Atualmente, os pacientes com psoríase podem contar com a tecnologia para tratar a doença. Já está disponível, inclusive no SUS, medicamentos inovadores, tanto para psoríase como para artrite psoriásica, com resultados seguros e eficientes aos pacientes. Converse com seu médico sobre como tratar a psoríase!
E vamos em frente, sem desistir de ter uma vida com mais qualidade e saúde!

Abraços
Thays – Amigos com Psoríase

Participe e compartilhe!
#eusintonapele
#amigoscompsoriase
#diamundialdapsoriase

Apoio: AbbVie

2019-11-05T16:36:50+00:00

Deixe o seu Comentário