ENTREVISTA COM A REUMATOLOGISTA DRA. ANDREA LOMONTE

?‍⚕️SUPER ENTREVISTA COM A REUMATOLOGISTA
DRA. ANDREA LOMONTE!

Saiba tudo sobre artrite psoriásica!

AP: QUAL O TRABALHO DO REUMATOLOGISTA? O QUE ELE FAZ?
?Dra. Andrea: O médico reumatologista é especializado na identificação e tratamento das doenças musculoesqueléticas e das doenças autoimunes. Essas doenças são popularmente conhecidas como “reumatismo”, e acometem articulações, músculos e ossos. Além dos 6 anos do curso de Medicina, para se tornar reumatologista, o médico deve fazer especialização ou residência médica em Clínica Médica durante 1 ou 2 anos, a depender do curso, e mais 2 anos em Reumatologia, totalizando 10 anos de estudos.

AP: QUAIS DOENÇAS O REUMATOLOGISTA TRATA?
?Dra. Andrea: Existe um grande número de doenças tratadas pelo reumatologista, desde tendinites até raras doenças autoimunes. As doenças mais comuns, tratadas pelo reumatologista, são:
Artrites
Artroses (ou osteoartrite)
Osteoporose
Dores musculoesqueléticas
Tendinites
Gota
Dor nas costas
Fibromialgia
Miosites
Vasculites
Doenças autoimunes, como lúpus, esclerose sistêmica e síndrome anti-fosfolípide.

AP: O QUE É ARTRITE PSORIÁSICA E QUAIS OS SINTOMAS?
?Dra. Andrea Artrite psoriásica é a doença caracterizada por inflamação das articulações, as quais se tornam dolorosas, inchadas e rígidas, e que ocorre em pessoas que apresentam psoríase. Rigidez é a dificuldade em movimentar as articulações e que ocorre após longos períodos de inatividade, como ao acordar pela manhã. Essa rigidez ocorre especialmente nas mãos e dura cerca de 30 minutos. Outro sintoma da artrite psoriásica é o de dor no local de inserção de músculos e tendões nos ossos, conhecido pelo nome de “entesite”. Um sintoma bastante característico da doença é o de dor, inchaço e vermelhidão dos dedos, geralmente em poucos dedos por vez, dando aos mesmos o aspecto de pequenas salsichas, e que ocorre por uma inflamação difusa dos dedos das mãos ou dos pés, conhecida como “dactilite”. A artrite psoriásica pode, ainda, acometer a coluna vertebral, desde o pescoço até a região da bacia, causando dor e sensação de rigidez na coluna.

AP: COMO TRATAR A ARTRITE PSORIÁSICA?
?Dra. Andrea: O tratamento dessa doença depende do tipo de acometimento musculoesquelético. Em geral, são utilizados medicamentos anti-inflamatórios, e, a depender do caso, as chamadas “drogas modificadoras do curso da doença”, conhecidas no meio médico como “DMARDs”, dentre as quais o metotrexato, a leflunomida, a sulfassalazina e a ciclosporina. Em casos selecionados, a depender do tipo de manifestação da doença, e quando os medicamentos anteriores não foram suficientes no controle dos sintomas, pode ser utilizada a chamada “terapia imunobiológica”. Os medicamentos biológicos são produzidos por biotecnologia, são de uso injetável, e têm como alvo as substâncias diretamente envolvidas no processo inflamatório da artrite psoriásica.

AP: A ARTRITE PSORIÁSICA PODE SER AGRAVAR? QUAIS OS RISCOS?
?Dra. Andrea: A artrite psoriásica pode se agravar com o passar do tempo e evoluir com deformidades irreversíveis nas articulações, causando dor crônica de difícil tratamento, limitação para a realização de atividades cotidianas e significativa redução da qualidade de vida. O risco é maior quanto mais tempo se leva para controlar adequadamente a inflamação. Nesse sentido, é fundamental que a doença seja detectada o quanto antes, e que o tratamento seja iniciado imediatamente.

AP: QUAL SUA OPINIÃO SOBRE OS MEDICAMENTOS IMUNOBIOLÓGICOS?
?Dra. Andrea: Os medicamentos imunobiológicos são uma importante classe de tratamento da artrite psoriásica. Permitem o controle da inflamação, causada pela doença, nas pessoas para as quais o tratamento com os anti-inflamatórios e/ ou as DMARDs não tenha alcançado o controle adequado. É importante ressaltar que esses medicamentos impedem a progressão do dano articular para as deformidades, preservando, portanto, a qualidade de vida dos pacientes com essa doença. O uso dos imunobiológicos deve ser manejado pelo especialista, que estará atento aos possíveis efeitos colaterais e ao controle da atividade inflamatória da artrite.

AP: QUAL SUA DICA PARA QUEM TEM SINTOMAS DA ARTRITE PSORIÁSICA?
?Dra. Andrea: Procure um médico reumatologista aos primeiros sinais de dores no corpo, pois quanto mais cedo o diagnóstico, maior a chance da doença ser controlada. Isso também evita que lesões irreversíveis nas articulações se estabeleçam. Somente um especialista conseguirá determinar se os sinais ou sintomas têm relação com a psoríase, ou se representam alguma outra doença reumática.

Fonte:
Dra. Andrea B. V. Lomonte
CRM- SP 97.841
Doutorado em Ciências Médicas pela Universidade de São Paulo (USP)
Especialista em Reumatologia pela Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR)
Pesquisadora Clínica pelo Centro Paulista de Investigação Clínica (CEPIC)

A Dra. Andrea Lomonte
Clinica CEPIC – Fone: (11) 2271-3450

2019-11-05T16:23:54+00:00

Deixe o seu Comentário