SAIBA MAIS SOBRE O METOTREXATO

VOCÊ JÁ USOU METOTREXATO (MTX) ?
Medicamento imunossupressor pode trazer sérios efeitos colaterais.

Muitas doenças da pele são causadas por alterações no sistema imunológico, como a dermatite e a psoríase por exemplo. Chamamos de doenças auto imunes porque o sistema imunológico ataca “por engano” nosso próprio organismo.

O METOTREXATO (também chamado de MTX), assim como a CICLOSPORINA são medicamentos que suprimem o sistema imunológico, ou seja, ele reduz a atividade do nosso sistema de defesa. Eles são muito usados após transplantes de órgãos para reduzir o risco rejeição do orgão transplantado.

Para a psoríase, reduzindo o funcionamento do sistema imunológico consequentemente ele vai diminuir o “ataque” das células que resulta na psoríase.

🌡QUEM USA O MTX DEVE FAZER UMA BATERIA DE EXAMES, PORQUE OS EFEITOS COLATERAIS PODEM SER BEM SÉRIOS. ESSE MEDICAMENTO PODE CAUSAR ENFISEMA PULMONAR, TUBERCULOSE, PODE INDUZIR O ABORTO E DANIFICAR O FÍGADO. HÁ INCLUSIVE VÁRIOS RELATOS DE PACIENTES QUE MORREM EM CONSEQUÊNCIA DO USO INDISCRIMINADO DESSE MEDICAMENTO.

Usando o MTX a gente tem que repor o ÁCIDO FÓLICO, porque o remédio tira toda essa vitamina do organismo que é super importante na formação de todas as células, incluindo as de defesa.

Devido à gravidade dos efeitos colaterais o dermatologista deve indicar este medicamento apenas em casos mais graves e por curto período de tempo.

É sempre importante pesar o “bom” e o “ruim” de qualquer tratamento. Converse com seu médico para avaliar as melhores opções para seu caso e NUNCA se auto-medique.

Fonte: consultaremedios/saudepharma

#amigoscompsoriase
#psoriase

2019-09-02T11:22:22+00:00

Deixe o seu Comentário