Muita gente acha que a palavra crônica tem a ver com o termo “fatal”. “Tenho uma doença crônica, ou seja, tenho uma doença grave e fatal” E NÃO É NADA DISSO!
Doença crônica é uma doença que persiste por períodos superiores a seis meses e não se resolve em um curto espaço de tempo.
Exemplos de doenças crônica são: diabetes, doença de Alzheimer, hipertensão, asma, AIDS e doenças autoimunes como a PSORÍASE.
As doenças crônicas acompanham o indivíduo durante um bom tempo de sua vida e em muitos casos não há cura, apenas tratamentos. Por ser persistente e de difícil tratamento as doenças crônicas prejudicam muito o bem-estar e qualidade de vida do paciente.
APESAR DE UMA DOENÇA CRÔNICA NÃO SER UMA EMERGÊNCIA, ela pode ser extremamente séria em determinadas doenças respiratórias, doenças cardiovasculares, etc. Por isso a importância de sempre ter o acompanhamento de um médico.
Em alguns casos, as doenças crônicas são assintomáticas (o portador não possui nenhum sintoma), mas quando se manifestam, as crises podem ser intensas, dolorosas e muito incômodas.
Em geral, as doenças crônicas não podem ser resolvidas apenas com um medicamento, exigem tratamentos maiores, mais complexos e a consulta a diferentes especialistas.
Nossas Redes Sociais