Super Dicas! 2018-02-03T19:52:26+00:00

Super Dicas!

O tratamento com o dermatologista deve acontecer em conjunto com alguns cuidados importantes com sua pele e que você pode fazer em casa. Incorporando à sua rotina alguns hábitos é possível aliviar muito os sintomas da psoríase como a coceira, a vermelhidão e o desconforto.
Confira algumas dicas!

Siga as dicas e melhore já!

Nunca tomar banho quente! A água quente resseca ainda mais a pele, portanto sempre tome banho em água morna ou fria.

Não use buchas, não esfregue a pele e não arranque as casquinhas.

Sabonetes hidratantes mais populares: de Glicerina, para bebês da Johnson, sabonete em Óleo da Nívea, sabonete Dove nutrição profunda, sabonetes vegetais da Natura e sabonete Palmolive Nutri Milk – dupla hidratação.

Hidratantes de banho mais populares: Hidratante de banho Milk da Nívea e o Hidratante de banho Natura Frutas Vermelhas.

Óleos para banho mais populares: óleo Baby Johnson com amêndoas, óleo Séve da Natura, óleo de Amêndoas Doces, Rich Caring Oil da Nívea, Phytoervas de abacate uva e amêndoas, óleo de Azeite de oliva (sim, esse mesmo usado para temperar saladas).

Hidratantes mais populares: Nívea para pele Extra Seca, Geléia de Vaselina da Vasenol, Vasenol Clinical Hidratação Intensiva, Hidratante corporal intensivo da Neutrogena, Eucerin com uréia e Cetaphil. Dica de Excelente Hidratante Manipulado: (Uréia 10% – Óleo de Amêndoa 2% – Manteiga de Karité 2% – creme 200 ml – preço médio R$30). Aplique o hidratante pelo menos 2 vezes ao dia. Uma boa opção é revezar entre o creme hidratante e o Dexpantenol Solução (líquido).

TOME SOL

O sol tem vitamina D e ajuda a diminuir a inflamação e a coceira. Prefira os horários antes das 10h e depois das 16h quando os raios de sol são mais amenos.

 

FOTOTERAPIA

É um substituto do sol e fornece igualmente seus benefícios. Seja através das luzes UVA/UVB ou o laser que é mais moderno, é um tratamento eficaz para a remissão das lesões.

 

ÁGUA É FUNDAMENTAL!

A água é o melhor remédio natural que existe! Há uma citação que diz, SE VOCÊ ESTÁ DOENTE TOMA REMÉDIO, MAS NÃO TOMA ÁGUA, DE NADA VAI ADIANTAR. A água faz bem para todo organismo, além de ajudar na hidratação da pele, fundamental para quem tem psoríase. Tente beber pelo menos 2 litros por dia. Uma dica pra começar é deixar sempre uma garrafinha perto de você. Comece com a metade, depois uma garrafinha inteira e vá em frente até completar 4 por dia!

NÃO FUME e NÃO BEBA BEBIDAS ALCÓOLICAS!

 

FAÇA ATIVIDADE FÍSICA!

Os exercícios físicos regulares podem contribuir não apenas para seu bem-estar, mas também para o controle da psoríase. Mesmo um exercício simples como caminhada, pode contriuir muito para a saúde de todo seu corpo!
Você sabia que depois de uma atividade física, o cérebro libera um hormônio chamado ENDORFINA que regula a emoção e a percepção da dor, ajudando a relaxar e gerando bem estar e prazer? A endorfina é considerada um analgésico natural, reduzindo o estresse e a ansiedade, aliviando as tensões e sendo até recomendado no tratamento de depressões leves. Bora se mexer!

MEDICAMENTO

– a maioria dos dermatologistas (infelizmente) indicam CORTICOIDES como principal tratamento para psoríase. Pomadas como Clob X e Psorex podem ajudar no início, mas como são corticoides podem provocar efeito rebote e ainda fazer a doença se alastrar com o uso prolongado. Procure um tratamento alternativo e evite se auto medicar.

CAMOMILA

– Ela tem ação estimulante da cicatrização, anti-inflamatória e calmante. Faça um chá forte com flores/folhas de camomila (deve estar morno ou frio) e aplique nas lesões com uma gaze, isso alivia muito a coceira. Você também pode usar como último enxague após o banho diário. Beber o chá à noite além de relaxar fará um bem enorme para seu corpo. A pomada Ad-Muc apesar de um pouquinho cara pelo seu tamanho (10g) é muito boa para a regeneração e cicatrização das lesões. Ela é natural feita à base de camomila. Ajuda muito a aliviar a coceira.

ÔMEGA 3

– entre os muitos benefícios do Ômega 3 está suas propriedades anti inflamatórias e o melhor funcionamento do sistema imunológico. Também ajuda a diminuir o colesterol e controla a diabetes. Consuma através de peixes, da linhaça ou em cápsulas vendidas em farmácias.

ALIMENTAÇÃO

– como a psoríase é uma inflamação da pele, alimentos com propriedades anti inflamatórias são excelentes para o consumo, alguns são: SALMÃO, AÇAFRÃO DA TERRA, CEREJAS, AZEITE EXTRA VIRGEM, ABACATE, GENGIBRE, ALHO E MAMÃO.

DEXPANTENOL

– Muita gente conhece o o Bepantol Derma! Ele é um poderoso hidratante, cicatrizante e regenerador da pele. Ele é bom pra um montão de coisas, mas o que importa aqui é que ele contém pró Vitamina B5 que é um poderoso aliado para aliviar os sintomas de ressecamento da pele.

Hoje já existem outros produtos iguais ao Bepantol Derma, porém muito mais baratos! É só procurar por Dexpantenol!

Esses produtos estão disponíveis em duas versões, o creme e a solução (spray/líquida).

O creme como já diz é uma “pomada” e eu passo nas lesões fazendo uma leve massagem no local. Nas lesões mais inflamadas e doloridas eu aplico a pomada à noite e cubro com plástico (uso papel filme de cozinha) tirando só no dia seguinte. É uma beleza!
A solução ou spray é como água: não é oleosa, não tem cor ou perfume e dessa forma fica muito fácil de usar! Eu borrifo diretamente na cabeça e deixo agir por uns 30/60 minutos antes de lavar o cabelo. Eu também borrifo o corpo inteiro todos os dias após sair do banho. Mas você pode fazer isso nas lesões várias vezes ao dia! O Dexpantenol não é um produto milagroso, mas ele realmente alivia a coceira e melhora o aspecto das lesões!

CUIDE DA SUA MENTE

– o equilíbrio emocional é fundamental para o controle da doença. A psoríase tem uma ligação forte com o stress, depressão ou qualquer tensão emocional extra. Procure fazer meditação, relaxamento, caminhadas, yoga, terapia ou qualquer atividade que lhe dê prazer, que deixe você feliz!
Se precisar de ajuda não hesite em procurar um psicólogo.

Lembre-se: sua saúde vem sempre em primeiro lugar!