PSORÍASE E O IMPACTO NAS RELAÇÕES AMOROSAS 💖

De um lado existe o paciente que escolhe a solidão por vergonha do próprio corpo e por medo de ser rejeitado.

Do outro existe uma sociedade mal informada que evita contato com a pessoa com psoríase por achar (erroneamente) que a doença é contagiosa.

A combinação disso é um ABALO NA VIDA AMOROSA DE QUEM TEM PSORÍASE. Mais um dos muitos desafios para quem já tem que lidar com uma doença crônica grave.

Segundo os resultados da pesquisa CLEAR, dos 56% dos pacientes brasileiros que tem psoríase moderada e grave dizem que doença teve grande impacto em seus relacionamentos.

Desse total, 23% tiverem um relacionamento terminado por conta da doença e 40% evitam o sexo, também por conta da psoríase.

Além disso, uma pesquisa realizada pelo IBOPE em oito capitais brasileiras, revelou que somente 7% dos entrevistados conheciam a doença e 86% não namorariam ou teriam relação sexual com um paciente com psoríase.

Como paciente, penso que o resultado dessa última pesquisa é especialmente triste, porque mostra o quanto a população brasileira está desinformada sobre a psoríase e prova que o nosso medo da rejeição é bem real.

Duas realidades bastante preocupantes, que precisam ser imediatamente mudadas!

E quem pode ajudar a MUDAR ESSA DURA ESTATÍSTICA SOMOS NÓS MESMOS, PACIENTES COMO EU E VOCÊ! Aí vem algumas importantes perguntas: como fazer isso? E como melhorar meus relacionamentos? A dermatologista Ana Carolina Arruda responde:

Falar sobre a doença com companheiros, amigos e familiares além de informar, vai ajudar com que outras pessoas entendam sua batalha com a doença. Sem falar que, INFORMAÇÃO É A MELHOR ARMA CONTRA O PRECONCEITO.

NÃO SE ESCONDER E VENCER A VERGONHA DO PRÓPRIO CORPO é uma barreira que deve ser vencida com bastante CORAGEM e AMOR PRÓPRIO. E isso é tudo que você precisa para conquistar a pessoa certa.

SE AME MAIS, AME MUITO.

#amigoscompsoriase
#amorepsoriase
#seamemaisamemuito

Fontes:

EM.COM – Portadores de psoríase sofrem com o preconceito – Carolina Lenoir – Atualizado em 30/11/2016 08:30

PSOHAPPY.COM – Cinco coisas que as pessoas que lidam com a psoríase não devem ter vergonha de falar com o seu médico – 11/09/2017 19:26

VIVABEMUOL – Psoríase: portadores relatam dificuldades e preconceito… Caio Nascimento 29/10/2018 19h00

G1.COM CIÊNCIA E SAÚDE – Psoríase, a doença crônica que afasta pacientes da “vida normal” no Brasil – 31/05/2019 13h13

VIVASUAPELE – Saúde Novartis / Brasil está no topo dos países que mais humilham e discriminam as pessoas com psoríase moderada a grave – 09/2018

IBOPE.COM

aviso legal: as informações contidas nesta página tem caráter informativo e o objetivo de dividir experiências de paciente para paciente. Nenhuma publicação é uma indicação de tratamento e não substituem a consulta ou acompanhamento médico. Dúvidas, consulte sempre seu dermatologista.

2019-07-18T13:04:02-03:00