E se eu machucar? O Fenômeno de Koebner

UM MACHUCADO PODE VIRAR LESÃO DE PSORÍASE?

A resposta é SIM.
Uma dúvida bem comum e informação muito importante para portadores de psoríase é a respeito do FENÔMENO DE KOEBNER. Que nome estranho, o que significa?
Bem, se você já se machucou e deste ferimento “nasceu” uma nova lesão de psoríase? Isso é chamado Fenônemo de Koebner!
Conhecido por este nome devido ao grande dermatologista do século 19 Heinrich Koebner, essa reação ocorre quando surgem lesões de psoríase em locais da pele onde houve algum trauma.
Esses traumas incluem qualquer ferimento na pele incluindo: cortes, picadas de insetos, machucados e irritações diversas, queimaduras, tatuagem e até mesmo depois de fazer a barba ou depilação. É importante ressaltar que o Fenômeno de Koebner não acontece só em ferimentos mais sérios, mas pode surgir de pequenas e simples irritações na pele: “Uma haste dos óculos pode causar uma lesão atrás da orelha ou podem surgir lesões nos dedos devido a manicure”, diz o Dr. Patrick Brun.
As lesões de psoríase podem aparecer (ou piorar) de 10 a 15 dias após o ferimento, mas também podem aparecer vários anos depois. Em casos onde já existe a lesão de psoríase, um ferimento pode piorar bastante o quadro e por isso requer cuidado em dobro.
O Fenômeno de Koebner pode ocorrer em outras doenças dermatológicas, mas é mais comum em portadores de psoríase mesmo.
 

 

COMO POSSO EVITAR?
Por mais que a tentação seja grande, não cutuque as lesões de psoríase! é muito importante não arrancar as escamas, não coçar as placas e sempre que possível tentar evitar se machucar ou qualquer situação irritante para a pele (inclusive roupas grossas ou muito apertadas). Lave e penteie os cabelos suavemente e quem sabe deixar a barba crescer um pouco pode ser uma boa opção para homens com lesões no rosto.
Essas dicas podem ajudar, mas sabemos como que é complicado ficar se vigiando o tempo todo para evitar se machucar ou irritar a pele, mas também sabemos que é nossa responsabilidade o cuidado com nossa pele.
Fonte: Dermatologia.com

 

2018-02-05T16:20:30+00:00

Deixe o seu Comentário

Avada WordPress Theme