COMORBIDADE – VOCÊ SABE O QUE É?

Antes achavam que a psoríase era apenas uma doença de pele, depois descobriram sua ação nas articulações que provoca a ARTRITE DA PSORÍASE e hoje já se sabe que a psoríase na verdade é uma doença sistêmica que pode atingir vários sistemas e órgãos do nosso corpo.

Embora sua principal manifestação seja na pele, a psoríase pode ajudar o organismo a desenvolver outras doenças como diabetes, obesidade e depressão e QUANDO 2 OU MAIS DOENÇAS ESTÃO RELACIONADAS, CHAMAMOS DE COMORBIDADES.

Segundo a Appisot, dos 70% pacientes entrevistados que apresentaram alguma doença associada à psoríase, 75% estavam com obesidade ou sobrepeso, 32% com hipertensão, 26% com depressão, 25% tinham o colesterol alto, 17% artrite e 17% diabetes.

Um estudo norte-americano divulgado pelo Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos mostrou que em comparação com outros pacientes, as pessoas com psoríase mostraram:

  • 78% mais chances de ser diagnosticados com doenças do coração como infarto
  • 70% mais chances de ser diagnosticados com AVC
  • Duas vezes mais chances de ser diagnosticada com a aterosclerose

FICA O ALERTA DE QUE A PSORÍASE É UMA DOENÇA SÉRIA, QUE DEVE SER ACOMPANHADA DE PERTO POR UM OU MAIS MÉDICOS, SENDO: DERMATOLOGISTA, REUMATOLOGISTA, CARDIOLOGISTA, PSICÓLOGO, ETC.

Não Se Auto Medique, Procure Tratamento e Se Cuide!

Fontes: minhavida, noticiauol, SBD, mdsaude, coracaoalerta

 

2018-09-22T11:01:19+00:00

Deixe o seu Comentário