Dr. Cid Responde!

MÉDICO ESPECIALISTA EM PSORÍASE RESPONDERÁ

PERGUNTAS DE PACIENTES!

É com muito orgulho e enorme agradecimento ao Dr. Cid Sabbag que estamos lançando na página, uma série de artigos onde o grande dermatologista Dr. Cid Sabbag irá responder as suas maiores dúvidas sobre psoríase.

Para quem ainda não conhece essa magnifica pessoa e grande médico, o Dr. Cid é Diretor do Centro Brasileiro de Estudos em Psoríase e organizador do Grande Encontro da Psoríase e Vitiligo que acontece anualmente em SP. Ele também é médico credenciado do Hospital Albert Einstein e autor de livros como o Psoríase: Descobertas Alem da Pele.

Na estréia dos artigos “DR. CID RESPONDE”, o médico falará um pouco sobre FOTOTERAPIA, um tratamento super eficaz no controle da psoríase.

VOCÊ QUER FAZER UMA PERGUNTA PARA O DR. CID? 

É só enviar um email pra gente! Clique aqui pra enviar seu email! Todas as perguntas serão avaliadas e repassadas para o doutor e respondidas nos artigos seguintes!

CONFIRA ESSA RIQUÍSSIMA MATÉRIA E ENVIE SUA PERGUNTA!

1. O QUE É A FOTOTERAPIA E COMO ELA AJUDA O PACIENTE COM PSORÍASE?

Desde a antiguidade observou-se que a luz solar ajudava a controlar algumas doenças de pele e quadros com coceiras. 
O Fotobiologia estudou os efeitos da luz ultravioleta e de forma artificial, produziu filtros especiais para lâmpadas médicas que podem emitir somente ultravioleta B, chamado UVB, ou tipo A, UVA. Este surgiu início da década de 1970 e exige uso prévio de medicamento para ativar a luz, chamado psoraleno, duas horas antes de cada sessão, método conhecido como PUVA. O UVB não precisa de nenhum medicamento e por isso não tem efeitos colaterais.

O efeito básico é anti-inflamatório e imunológico e muitas vezes substitui ou complementa o uso de medicamentos sistêmicos. Utiliza-se o tratamento da fototerapia para diversas doenças como psoríase, vitiligo, dermatite atópica, dermatite seborreica e até um tipo raro e que pode ser grave, chamado micose fungóide.

Apesar de ser um tratamento bom e acessível, existe a dificuldade de acesso ao tratamento porque são poucas as clínicas e hospitais que possuem os equipamentos de fototerapia e muitos planos de saúde não cobrem os custos. Porém, hoje é possível alugar um equipamento (painel, para lesões em várias áreas do corpo ou unidade portátil, para poucas lesões) e fazer em casa, sempre sob supervisão de um médico.

Dr. Cid Yazigi Sabbag
Dermatologista especialista pela SBD e AMB.
Doutor em Ciências Médicas da Faculdade de Medicina da USP.
Diretor do Centro Brasileiro de Estudos em Psoríase e Clínica Sabbag.
Dermatologista Investigador nos Centros de Pesquisa Clínica dos Hosp.Universitário da USP, AACD e Centro Paulista de Investigação Clínica.
Autor dos livros “A Pele Emocional, controlando a psoríase, “Psoríase, descobertas além da pele” e “Psoríase para profissionais da saúde”. Autor do capítulo sobre psoríase do “Diagnóstico e Tratamento das Doenças Imunológicas” M.Geller e M.A.Scheinberg.

Quer saber mais sobre o Dr. Cid? Acesse!
 

*as informações contidas nesse artigo tem caráter informativo e não substituem a consulta ou acompanhamento médico.

2018-02-03T18:09:22+00:00

Deixe o seu Comentário

Avada WordPress Theme